Encontre sua viagem

  • Passagens aéreas

Passageiros:

Adultos (12+)
Crianças (2-11)
Bebês (0-2)

Fotos de Ilhéus

Ilhéus

Ilhéus é um município brasileiro do estado da Bahia. É a cidade com o mais extenso litoral entre os municípios baianos. Foi fundada em 1534 e elevada a cidade em 1881. É conhecido mundialmente por ambientar os romances de Jorge Amado, famoso escritor baiano, como Gabriela, Cravo e Canela. Conhecida também como "IOS", sigla que respeita a grafia antiga do nome da cidade, São Jorge dos Ilhéus, que é utilizada nos bilhetes de transporte aéreo.

Praia da Avenida — Centro

Fora alguns bares, restaurantes simples e algumas barracas pequenas onde as ruas da Av. Soares Lopes e Dois de Julho se encontram, não existem cabanas perto da praia. Antigamente a água ficava muito mais perto da avenida. Hoje em dia é necessário andar através de dunas pequenas, pântano e campos de futebol antes de chegar à praia e o mar.

Praia do Malhado — 3 km

Ao lado norte da cidade, a praia do Malhado é bem popular. Lá é possível encontrar uma grande variedade de bebidas, comidas e música. A cabana Pinah, em frente do Barravento Hotel, fica lotada durante do fim da semana. A barraca fica aberta 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Praia do Marciano — 4 km

Um pouquinho mais para o lardo norte está situada à praia do Marciano, tão popular quanto a praia do Malhado. Lá existem algumas barracas próximas umas da outras, que animam a multidão com música alta. O que parece não incomodar nenhum turista.

Praia dos Milionários

Uma das praias mais movimentadas de Ilhéus, a praia dos Milionários ganhou o nome em função das mansões dos barões do café que existiam neste trecho da orla. A extensa faixa de areia dourada e fina abriga coqueirais, além de grandes barracas e chuveiros. As águas calmas proporcionam banhos refrescantes. Está localizada a sete quilômetros do Centro.

Passeios

As fazendas de cacau de Ilhéus e região oferecem visitas guiadas que apresentam todo o ciclo do fruto, desde sua plantação até os processos realizados após a colheita, fundamentais para a produção dos chocolates. Os tours costumam incluir degustações. As fazendas mais procuradas são Yrerê e Primavera. Esta última foi cenário da novela Renascer e oferece ainda trilhas para caminhadas ecológicas, passeios de charrete ou a cavalo e visita a um pequeno museu que reúne objetos utilizados pelos artistas da novela e relíquias centenárias.

Gastronomia

A combinação de ingredientes típicos das culturas indígena, portuguesa e africana deu origem à exótica e arretada culinária baiana, presente na maioria dos restaurantes de Ilhéus. O Centro da cidade, o bairro do Pontal e o distrito de Olivença concentram bons estabelecimentos especializados em moquecas, bobós, pescados... Mas também é possível encontrar cozinhas com sotaques italianos, francês, português e árabe.

Artesanatos

Na terra do cacau, a variedade de chocolates faz qualquer um esquecer a dieta. Nas lojas especializadas, como a da fábrica Chocolates Caseiros Ilhéus, as delícias são encontradas em variadas formas e sabores. De barras a bombons, sem esquecer as suaves trufas, os recheios vão dos tradicionais: avelã, castanha e cereja aos exóticos, açaí, cupuaçu e até pimenta! Já os licores ganham toques de menta e de cravo e canela.
O artesanato típico, que representa a flora e a fauna da região através de peças em argila, cerâmica, coco, madeira, cipó e piaçava são encontrados no Mercado de Artesanato de Ilhéus, no Centro da cidade.

Clima

O clima é quente durante todo o ano, mas no período de inverno, entre maio e junho, chove bastante. No verão há um número maior de restaurantes, atrações e hotéis disponíveis.