Página inicial / Destinos / Ouro Preto

Encontre sua viagem

  • Passagens aéreas

Passageiros:

Adultos (12+)
Crianças (2-11)
Bebês (0-2)

Fotos de Ouro Preto

Ouro Preto

Percorrendo as ruas de pedras o visitante conhece o porquê de Ouro Preto ter sido tombada pela Unesco como Patrimônio Histórico da Humanidade. O casario colonial preservado, as inúmeras igrejas barrocas, as obras de Aleijadinho, as casas dos Inconfidentes Mineiros e o comércio local configuram-se como as principais atrações da cidade. Outro destaque é a Mina da Passagem, a 8 km do Centro e no limite com Mariana. Ouro Preto é a cidade ideal para quem gosta de história e cultura, pois além de toda a arquitetura do período da colonização, esta cidade foi o palco da Inconfidência Mineira, que teve José da Silva Xavier, o Tiradentes, como um dos principais atores da luta pela independência.

Passeios

Igreja Santa Ifigênia

Quando fores à Ouro Preto, não deixe de subir até a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Negros e Bons de Padre Faria, o nome é tão longo quanto a subida, mas o seu esforço será recompensado. Lembre-se de observar com atenção os altares laterais.

Museu da Inconfidência

Para quem for a Ouro Preto, não deixe de conhecer o Museu da Inconfidência que é uma verdadeira viagem no tempo, aonde é possível conhecer a história de muitos bandeirantes, ficar diante do madeiro o qual Tiradentes foi enforcado. Uma boa dica a quem quiser visitar Ouro Preto é se preparar bem fisicamente e usar tênis, pois a cidade só possui ladeiras.

Festa do Doze de Outubro

Em Ouro Branco cidade que fica a 30 km de distância de Ouro preto também rola A festa que reúne os ex-alunos da Universidade Federal de Ouro Preto e acontece em outubro, durante o feriado do dia 12. O evento extrapola os limites da instituição e espalha-se pelas repúblicas de estudantes. Nas boates das casas, o burburinho não tem hora para terminar. Durante o dia, a bagunça acontece nos bares, praças e largos.

Mina do Chico Rei

A Mina do Chico Rei é um lugar sensacional, não deixe de fazer esse passeio se tiver em Ouro Preto. A gruta nos faz viajar no tempo e se colocar no lugar dos escravos que a esculpiram.

Vida Noturna

A vida noturna da cidade é agitada pelos estudantes da Universidade Federal de Ouro Preto, que se reúnem nos finais de semana nos bares espalhados pela Rua Conde de Bobadela, a famosa Rua Direita. Além disso, também acontecem festas nas repúblicas e no Clube do Centro Acadêmico da Escola de Minas.

Gastronomia

Uma das maiores atrações de Minas é a culinária. Em Ouro Preto, grande parte dos restaurantes do Centro - muitos se concentram na Rua Conde de Bobadela (Rua Direita) - serve pratos típicos, como o frango ao molho pardo acompanhado de arroz branquinho, angu e couve, o feijão-tropeiro e o frango com quiabo. Guarde lugar para a sobremesa - doces de frutas e de leite, sempre servidos com queijo Minas.

Compras

Os souvenires típicos da cidade são as peças em pedra-sabão. O artesanato é encontrado nas feiras do Largo de Coimbra e da Associação dos Artesãos de Ouro Preto (Avenida Padre Rolim), que funcionam todos os dias. Também são famosas as pedras preciosas comercializadas nas lojas especializadas do Centro. Não deixe de visitar os ateliês dos artistas locais que se espalham pelas ladeiras - entre as obras estão pinturas, esculturas, gravuras em metal, xilogravuras e mosaicos de vidro.

Clima

Úmido, característico das regiões montanhosas com chuvas durante os meses de dezembro a março.